Site desenvolvido pela IMA agenda vacina contra COVID-19 em Campinas

26/01/2021 – Começou a funcionar nesta terça-feira (26) o sistema de agendamento on-line da vacinação contra a Covid-19 em Campinas desenvolvido pela IMA – Informática de Municípios Associados. Inicialmente podem se cadastrar as pessoas que pertencem ao grupo prioritário na campanha de vacinação. Para se vacinar, os profissionais de saúde deverão fazer um agendamento pelo site www.vacina.campinas.sp.gov.br. Só será possível agendar enquanto houver doses disponíveis.

A população também deverá se cadastrar pelo site assim que as doses de vacinas forem sendo disponibilizadas e de acordo com cada faixa etária de prioridade.

O objetivo do agendamento on-line é evitar a aglomeração de pessoas nos locais de vacinação, assim como o congestionamento das linhas telefônicas do Disque-Saúde, que também está efetuando o atendimento da população. O serviço 160, também oferecido pela IMA, passou por um processo de treinamento das atendentes e recebeu reforço para que todos sejam atendidos de maneira organizada.

“Foi um processo complexo a definição de quais profissionais devem ser imunizados neste momento. Fizemos uma discussão criteriosa, que levou em conta parâmetros estabelecidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde”, disse o prefeito. “Esses profissionais, segundo dados do Devisa, foram os mais afetados, os que mais adoeceram durante a pandemia”, completou.

O prefeito também fez um destaque sobre a segurança da campanha, para que a vacinação seja feita para os públicos prioritários. “No agendamento, tem um alerta onde a pessoa terá que garantir a veracidade das informações declaradas. Quem cometer alguma fraude será responsabilizado civil e criminalmente. Além disso, no momento da vacinação, o profissional terá que apresentar os documentos que comprovam suas informações”, completou.

A previsão é que o sistema de agendamento on-line seja utilizado ao longo de toda a campanha de imunização, disponibilizando as vagas conforme a chegada das doses a Campinas e também a liberação dos grupos para receber a vacina. No site, a população também poderá esclarecer dúvidas sobre vacinas e ter acesso a opiniões de especialistas, notícias relacionadas ao assunto, cuidados com a doença, entre outros.

O hotsite começa falando sobre a vacina contra a Covid-19, mas o projeto do Devisa é trazer para a população informações de todas as vacinas previstas no calendário do Ministério da Saúde. O hotsite www.vacina.campinas.sp.gov.br também esclarece dúvidas sobre vacinas e a atual campanha de vacinação na cidade. Além disso, divulga a opinião de especialistas, notícias relacionadas ao assunto, cuidados com a doença, entre outros tópicos. Até o momento, o hotsite já recebeu mais de 6,1 mil acessos.

Ir para topo