Pular para o conteúdo principal

Parceria com Amazon AWS

Foto da parceria
Prefeitura de Campinas e IMA firmam parceria com Amazon AWS

12/04/2023 - A cooperação visa implementar soluções em nuvem para melhorar a disponibilidade e segurança cibernética dos sistemas de informação e dados do município.

A Prefeitura de Campinas firmou um acordo de cooperação com a Amazon Web Services (AWS) por intermédio da IMA - Informática de Municípios Associados, empresa municipal de tecnologia e inovação. A parceria busca desenvolver e implementar soluções em nuvem para aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos municipais.

“Campinas tem um parque tecnológico fantástico e essa parceria vem para somar. Essa parceria da IMA com a Amazon é fundamental para trazer mais tecnologia para o serviço público, trazer mais tecnologia para que a IMA possa vender seus produtos não só para Campinas mas para outras cidades, promovendo a transformação digital que todos querem”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

O acordo, que tem duração de 24 meses e prevê um investimento de R$ 12 milhões, foi estabelecido sob a Lei 13.303/16, permitindo parcerias estratégicas comerciais entre empresas estatais e privadas. As tratativas tiveram início no segundo semestre de 2022 e culminaram na assinatura e operacionalização do acordo agora em abril de 2023.

“Gostaria de elogiar o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, pela sua visão estratégica e pelo seu compromisso com a modernização e a eficiência dos serviços públicos em nossa cidade. É graças à sua liderança que estamos dando esse importante passo em direção à transformação digital, garantindo que Campinas continue a ser uma cidade inovadora e em constante evolução, disse o presidente da IMA, Elias Tavares.

A implementação da tecnologia em nuvem é importante para melhorar a disponibilidade e a segurança cibernética dos sistemas de informação e dos dados da Prefeitura de Campinas. A parceria possibilitará a utilização de plataformas flexíveis com centenas de produtos e serviços de tecnologia, contribuindo para a resiliência dos sistemas, agilidade na entrega e aprimoramento dos serviços públicos.

“A nossa meta é ser parceiro para promover a transformação digital do Poder Público. A hospedagem em nuvem traz três grandes benefícios que são a segurança, redução de custos e a possibilidade de inovação”, explicou o gerente de negócios governamentais da Amazon Web Services, Umberto Mancebo de Araújo Filho. Ele destacou também que a Amazon lança de 8 a 9 novos serviços por dia.

A cooperação também inclui treinamentos e certificações para a equipe técnica da IMA, garantindo profissionais capacitados e atualizados nas soluções da Amazon AWS. Além disso, o acordo visa atender às necessidades da Prefeitura de Campinas, como acesso à tecnologia atualizada, serviços em TI adequados à realidade das secretarias e da população, e gerenciamento de dados e sistemas.

A IMA, sociedade de economia mista criada há 47 anos, é especialista no atendimento de serviços e produtos de TIC para o setor público, sendo a PMC seu principal cliente e acionista. A parceria com a Amazon AWS permitirá a ampliação do portfólio da IMA na modernização da administração pública e a customização e gerenciamento das soluções.

Entre as soluções que serão desenvolvidas estão: computação e armazenamento escaláveis, banco de dados gerenciados, análise de dados e inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e cidades inteligentes e serviços de comunicação digital para melhorar a comunicação da Prefeitura com os cidadãos.

“Gostaria de ressaltar a importância desse acordo para a nossa cidade. Com a parceria entre a IMA e a Amazon AWS, estamos criando uma base sólida para um futuro mais moderno, mais eficiente e mais inclusivo. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar da população e melhorar a qualidade dos serviços públicos, e é com grande entusiasmo que avançamos nesse sentido”, finalizou o presidente da IMA.