Programa Conhecimento Compartilhado: Sustentabilidade

07.06.2013

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material preservando o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Keyvan Macedo, Gerente de Sustentabilidade da Natura, ministrou palestra sobre o assunto, para os colaboradores de diversas áreas da IMA. Para ele e para a IMA, o tema ganha cada vez mais importância, sendo acompanhado de perto e com interesse por toda a sociedade.

A proposta do evento é debater a importância da Sustentabilidade e a preocupação das organizações em tratar o tema com o público e multiplicar as experiências no ambiente de trabalho e residencial com atitudes efetivas. Na explanação, Macedo transmitiu, aos colaboradores da IMA, os diferentes pontos de vista e alguns questionamentos: por quê se fala tanto / o que tenho a ver / o que posso fazer pela sustentabilidade? Compartilhou também os projetos bem-sucedidos, os valores, resultados econômicos, sociais e ambientais.

Keyvan Macedo, frisou que a sociedade deve estar atenta aos desafios globais e contribuir efetivamente com a melhoria de qualidade, ter responsabilidade social e antecipar com atitudes sustentáveis para as futuras gerações.

Segundo o palestrante, há muito para ser feito pelos países, organizações, empresas e sociedade. Abordou a cronologia ao longo das últimas décadas, desde a criação do código florestal, dos conceitos, tratados e convenções dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Diante disso, frisou as principais regulamentações que surtiram efeito desde a realização da Eco 92, Agenda 21, Protocolo de Kyoto e Rio+20.

Ressaltou ainda, a preocupação da Natura com a questão ambiental e como a trajetória  é marcada pela busca permanente da inovação e guiada pelos princípios da sustentabilidade, educação ambiental dentro e fora da empresa, principalmente nos  princípios de relacionamento com as comunidades extrativistas, fornecedoras de insumos de biodiversidade. E o resultado é que ganha você, a organização, a sociedade e as futuras gerações. A Natura é uma empresa com foco na sustentabilidade e na preservação ambiental, contribuindo para a melhoria da produtividade com a preservação de áreas naturais via aumento de produtividade.

Outros temas foram abordados no conhecimento compartilhado como estado do mundo, super população, resíduos, água, mudanças climáticas, consumo, pobreza, florestas, biodiversidade e economia. Por isso, desenvolver e executar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável é a melhor forma de preservação do meio ambiente. Os especialistas explicam que ações de compensação também auxiliam no processo para um planeta melhor para se viver. Além disso, a sustentabilidade favorece na economia global dos países.

Keyvan Macedo acredita que “o conceito de sustentabilidade não deve ser apenas uma forma de imprimir um padrão de produção mais eficiente e mais limpo, mas também deve atender às exigências do mercado consumidor, que cada dia mais está privilegiando empresas que desenvolvem diversas ações e projetos que buscam o desenvolvimento sustentável e demonstram responsabilidade com os colaboradores, os funcionários, a sociedade e com o meio ambiente.”

Incentivo

A proposta é identificar oportunidades e possibilidades para que os cidadãos, os profissionais e a sociedade possam se adequar e tenham atitudes sociais e ambientais mais responsáveis em suas atividades, seja com coleta seletiva e reciclagem de lixo, otimização energética, compensação e manejo florestal, projetos sociais e eventos sustentáveis, ou seja, conscientizar, valorizar e preservar o meio ambiente.

Benefícios

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.