Pular para o conteúdo principal

IMA desenvolve sistema que agiliza Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) em Campinas

Elias Tavares (IMA)
Ferramenta marca avanço significativo no processo de aprovação de empreendimentos com eficiência, transparência e sustentabilidade.

A IMA - Informática de Municípios Associados, em colaboração estratégica com a Prefeitura de Campinas, anuncia o lançamento de uma nova plataforma digital para a gestão de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV), marcando um passo importante na modernização da gestão urbana e do planejamento da cidade.

O projeto, que teve início em outubro de 2023, culmina agora na implementação de um sistema eletrônico avançado que promete revolucionar a maneira como os estudos de impacto de vizinhança são solicitados, analisados e aprovados em Campinas. “É um esforço que estamos fazendo para desburocratizar e agilizar os processos em nossa cidade”, disse o prefeito Dário Saadi. Desenvolvido pela equipe de especialistas da IMA, utilizando a inovadora plataforma low-code “Requerimentos Campinas”, este sistema não só otimiza processos como também fortalece a transparência e a eficácia administrativa na cidade.

A nova ferramenta, implementada pela Secretaria Municipal de Urbanismo de Campinas, permite aos solicitantes submeterem seus estudos de forma totalmente digital, reduzindo significativamente os prazos de análise e aprovação e eliminando a necessidade de deslocamentos e agendamentos presenciais.

Além da agilidade, o novo sistema assegura uma gestão mais transparente dos processos, permitindo aos cidadãos o acesso em tempo real ao andamento das solicitações. Esta mudança fundamental traz benefícios tangíveis não só para os desenvolvedores e planejadores urbanos mas também para toda a comunidade campineira, que agora pode contar com um sistema mais ágil e responsivo às necessidades de desenvolvimento sustentável da cidade.

O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria de Urbananismo, a IMA e o DEINFO, destacando o compromisso da administração municipal com a inovação tecnológica e a melhoria contínua dos serviços públicos.

“Este projeto representa mais do que uma inovação tecnológica, é um marco na forma como pensamos e gerenciamos o crescimento urbano e o desenvolvimento sustentável em Campinas”, afirma Elias Tavares, presidente da IMA. “Estamos orgulhosos de liderar essa transformação e contribuir para um futuro mais eficiente, transparente e sustentável para nossa cidade”, acrescenta.

Com a implementação bem-sucedida desse sistema, a IMA reafirma seu papel como um motor de inovação para a administração pública, promovendo melhorias significativas na qualidade dos serviços urbanos e na vida dos cidadãos de Campinas.

Para acessar o novo sistema de EIV e outros serviços oferecidos pela IMA para a prefeitura de Campinas, acesse: https://requerimentos.campinas.sp.gov.br/.