Pular para o conteúdo principal

IMA e Mackenzie se unem em busca de soluções de TI

Geraldo, professor do Mackenzie
Inovadora parceria entre IMA e Universidade Mackenzie transforma desafios em soluções inteligentes para o setor público.

23/11/2023 - A IMA - Informática de Municípios Associados e a Universidade Mackenzie de Campinas unem forças, numa parceria inovadora, visando promover a inovação, desburocratizar serviços públicos e nutrir talentos tecnológicos locais. Sob a perspectiva da “Tríplice Hélice”, que entrelaça setor público, acadêmico e privado, a parceria busca otimizar processos, catalisar a inovação e estimular o empreendedorismo.

O destaque dessa colaboração entre IMA e Mackenzie foi a realização de um Hackathon inédito, unindo estudantes, orientados por professores e especialistas em tecnologia, para abordar desafios reais enfrentados pela IMA. Este evento proporcionou não apenas experiência prática aos alunos, mas também os desafiou a conceber soluções criativas para aprimorar serviços públicos essenciais. O hackathon Mackenzie-IMA teve início em 30 de outubro e a entrega dos projetos ocorreu em 21 de novembro. No dia 23 foram apresentados os ganhadores.

O corpo docente da Universidade Mackenzie de Campinas, composto por especialistas, mestres e doutores em diversas áreas da tecnologia, juntamente com profissionais da IMA, estiveram diretamente envolvidos na orientação dos alunos. Essa abordagem sinérgica entre teoria e prática garante que as soluções propostas sejam não apenas inovadoras, mas também fundamentadas em conhecimento técnico sólido.

Esta iniciativa pioneira destaca o potencial transformador quando o setor público e as instituições acadêmicas se unem para enfrentar os desafios do século XXI. Além dos benefícios gerais dos hackathons, a parceria entre a IMA e a Universidade Mackenzie traz vantagens específicas para o setor público, incluindo:

Soluções Customizadas: Os hackathons permitem o desenvolvimento de soluções customizadas para desafios específicos enfrentados pelo setor público, promovendo inovação direcionada.

Engajamento Cívico: Envolvendo a comunidade na resolução de problemas locais, os hackathons promovem o engajamento cívico e a participação ativa dos cidadãos.

Otimização de Serviços Públicos: As soluções desenvolvidas durante o hackathon têm o potencial de otimizar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos, beneficiando diretamente a comunidade.

Desenvolvimento de Ecossistema de Inovação Local: Ao promover eventos de hackathon, a parceria contribui para o desenvolvimento de ecossistemas locais de inovação, envolvendo empresas, universidades e empreendedores.

Além da experiência adquirida durante o hackathon, a IMA está comprometida em reconhecer e oferecer oportunidades aos participantes mais destacados. Os vencedores do hackathon serão convidados a participar de estágio na IMA, proporcionando uma oportunidade única de integrar suas habilidades acadêmicas ao ambiente profissional.

Caso as soluções propostas durante o hackathon sejam viáveis e inovadoras, a IMA poderá considerar a implementação dessas soluções para aprimorar seus serviços públicos. "Esta parceria reflete nosso compromisso com a inovação e a criação de um ecossistema onde talentos locais possam prosperar e contribuir para o avanço da sociedade", afirmou Rodolfo De Santi, diretor de Inovação e Desenvolvimento da IMA.

“A gente traz a IMA, que é uma grande empresa, consolidada, que trabalha com diversas tecnologias para o município, mostrando para essa juventude entender o que é uma universidade, o que é uma indústria e o que é o ecossistema de inovação”, explica Geraldo Gonçalves Delgado Neto, professor da Mackenzie e um dos responsáveis pelo hackathon.

Sobre Hackathons

Hackathons são eventos de curta duração  onde participantes de diferentes áreas se reúnem para desenvolver soluções para desafios reais. Durante o evento, os participantes trabalham em equipes ou individualmente, estimulando a criatividade, aprendizado prático e colaboração. Esses eventos têm se tornado populares para promover a inovação e a criação de soluções eficazes em um curto espaço de tempo.